terça-feira, 7 de setembro de 2010

predestinaçao, o que biblia diz!!

Freqüentemente temos apreciado irmãos, e principalmente lideres de igrejas institucionais exaltando a sua religião, e dizendo: “Os predestinados a salvação certamente aqui se batizarão, porque esta é a igreja dos que hão de ser salvos”. Esse é o conceito da salvação predestinada. Mas porventura o Deus justo que servimos predestinou uns a salvação e outros a condenação eterna?
PREDESTINAR significa: Destinar antecipadamente (algo ou alguém) para certo fim ou condição.
A doutrina da salvação predestinada originou-se primeiramente através do “pastor”francês João Calvino, jurista e teólogo, foi responsável pela sistematização doutrinária e pela expansão do protestantismo reformado, hoje essa doutrina herética contaminou muitas religiões.
Na concepção de Calvino, Deus preparou ao povo dois concertos, ou seja, os predestinados a salvação poderiam viver no pecado e mesmo assim seriam salvos. Quanto aos demais podem buscar o arrependimento e a conversão para salvação, que continuam condenados ao fogo eterno.
No ano de 1537, esse cidadão chamado João Calvino, conceituado “pastor” por revolucionar a divulgação do Evangelho, fez um pronunciamento delirante, insensato, uma autêntica blasfêmia contra a Palavra de Deus, observem:
“Ora, a semente da Palavra de Deus só se enraíza e produz frutos nas pessoas que o Senhor, por sua eleição eterna, predestinou para serem filhos e herdeiros do Reino Celestial. Para todos os outros (que pelo mesmo conselho de Deus foram rejeitados antes da fundação do mundo) a clara e evidente pregação da verdade só pode ser um cheiro de morte para a morte.”
Esse tal “pastor” (não de ovelhas), como também os seguidores dessa doutrina herética, só podem ser cegos espirituais, pois confrontam o Evangelho, o qual consiste no infinito amor de Deus ao homem pelo sacrifício do seu Filho Cristo Jesus. Considere que no capítulo 3 do livro de João, Jesus assegura que a salvação virá pelo arrependimento, conversão, o nascer de novo, ser uma nova criatura lavada e remida no sangue do Cordeiro de Deus.
E no mesmo capítulo do Evangelho de João (3.16-18), o Senhor Jesus, autor e consumador da fé, afirmou que o Pai estendeu a salvação para todo que nele crê. Aprecie: Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho, não para condenar o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por Ele. Quem crê nele, não é condenado, mas quem não crê, já está condenado.
A mensagem da cruz é fiel e verdadeira e somente essa afirmativa do Senhor Jesus já seria o suficiente para desacreditar essa doutrina herética, a qual predestina salvação a uns e condenação a outros, vindo a desmentir a Palavra do Mestre. Vamos aprofundar um pouco mais para não deixar dúvida sobre o assunto.
A doutrina da predestinação é uma blasfêmia, uma obstinação ao Evangelho de Cristo, como tivemos a oportunidade de conhecer que o Pai assegurou o direito à salvação para todo aquele que crê no sacrifício do seu amado Filho Cristo Jesus, que veio livrar o homem da maldição do pecado e da morte, não por sangue de bode ou carneiro, mas pela aspersão do seu próprio sangue.
O homem natural estuda muito e nunca chega ao conhecimento pleno da verdade, porque a sabedoria espiritual só alcançaremos pela unção do Espírito Santo de Deus, o qual nos ensina todas as coisas (I João 2.27). E nesse ponto os eruditos tropeçam na palavra e saem por aí, pregando doutrina de heresia porque o aprendizado espiritual vem do Alto e não o encontramos nos bancos acadêmicos.
Para os pregadores da salvação predestinada, a confusão originou-se na Carta aos Romanos 8.28-30, onde a está escrito: Sabemos que todas as coisas contribuem para o bem daqueles que amam a Deus, que são chamados por seu decreto.
Porque os que dantes conheceu, também os predestinou para serem conforme a imagem do seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.
E aos que predestinou a estes também chamou, e os que chamou, a estes também justificou, e aos que justificou, a estes também glorificou.
Se meditarmos no primeiro versículos (28), podemos entender claramente, que a palavra “predestinou“ citada nos versículos 29 e 30, vem como sinônimo de “chamou”. Porque de outra forma, Deus seria parcial e injusto. Porventura o Pai formaria criaturas, umas predestinadas a salvação e outras a condenação?
Ocorre que desde a queda de Adão no Éden, o pecado passou a fazer parte da natureza humana, e por causa dessa desobediência, o homem passou a nascer no pecado. Então perguntamos: Onde está a grande benignidade do Senhor, formar todos como criaturas, ainda que pecaminosas e dar-lhes a oportunidade para remissão dos pecados e adotar como filhos os que O amam, ou gerar todos como filhos, depois acolher uns no seu Reino e despojar outros, sem lhes dar chance de salvação, ainda que a busquem?
E qual o sentido do IDE (Marcos 16.15, 16) e o que significa a morte de Cristo no madeiro, se as criaturas já nascessem seladas, umas para a salvação e outras para condenação? Se fosse assim, inútil teria sido o sacrifício do Senhor Jesus.
Mas o Senhor Jesus oferece salvação a todos, porque em Mateus 18.14 Jesus afirmou: A vontade de vosso Pai é que nenhum destes pequeninos se perca. O que está legitimamente ratificado em I Timóteo 2.4, onde a palavra descreve que o Senhor quer que todos os homens se salvem e venham ao conhecimento da verdade. Essa palavra comprova que Deus não predestinou ninguém a perdição.
Portanto, a salvação é predestinada para todos os que receberam o chamado e perseveraram na fé e no Evangelho de Cristo, para herdar a vida eterna (I Coríntios 15.1, 2). Porque Deus é longânimo para convosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham à arrepender-se para herdar a vida eterna (II Pedro 3.9).
PODERÁ O CRENTE PERDER A SALVAÇÃO?
Outros irmãos afirmam: “O crente, uma vez salvo, será salvo para sempre, e nada o fará perder o direito a salvação”.
Mas o que diz a Palavra do Senhor, o crente, recebendo o selo da promessa poderá perder a coroa da vida eterna ou não? Vamos buscar na Palavra.
Na antiguidade, ocasião em que Moisés subiu ao Monte Sinai a falar com Deus e receber a pedra dos dez mandamentos, o qual dedicou-se em santificação por quarenta dias. E, vendo o povo que Moisés tardara, fizeram para si deuses de ouro, o que foi abominável aos olhos de Deus. Então dirigiu-se Moisés à presença do Senhor, e corajosamente intercedeu por Israel, dizendo a Deus:
Ora, este povo pecou grandemente, fazendo para si, deuses de ouro. Agora peço-te, perdoa o meu povo, se não risca o meu nome do teu livro da vida, que tens escrito.
Então respondeu o Senhor a Moisés: Aquele que pecar contra mim, esse riscarei eu, do meu livro.
E na revelação apocalíptica a João, veio a confirmação pelo próprio Filho de Deus, dizendo: Ao que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai (Apoc. 3.5). E Jesus disse mais: Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa (Apocalipse 3.11).
Observe que primeiramente o Senhor Deus afirmou categoricamente a Moisés que se alguém pecar contra Ele, certamente terá o nome riscado do livro da vida. Depois Jesus ratificou alertando ao que vencer, não terá o nome riscado do livro. Exortou também a perseverarmos na fé e na graça para que não venhamos à perder a coroa.
Portanto meu amado irmão, a doutrina da salvação predestinada, como outras afirmações vagas que, uma vez salvo não perderá mais a salvação, é surreal, porque não há embasamento bíblico. Isso, não passa de mais uma armadilha astuciosa de satanás, pois o Senhor Deus declarou abertamente que, os que pecarem, Ele riscará do seu livro da vida.
E na carta aos Hebreus 6.4-6, a palavra certifica que, aos que uma vez iluminados e se fizeram participantes do Espírito, e provaram o dom celestial e recaíram, para esses, é impossível que sejam outra vez renovados para arrependimento, pois de novo crucificaram o Filho de Deus e o expuseram ao vitupério.
Isso significa que, aos que receberam o selo da promessa e se desviaram da verdade, seguramente saíram do plano de Deus para salvação, e não herdarão o seu Reino.
Ratificado no livro de Mateus 24.11-13, onde o Senhor advertiu: No fim dos tempos surgirão muitos falsos profetas e enganarão a muitos. E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos se esfriará. Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo. E em Apocalipse 2.10, Jesus disse: Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida.
O Senhor alerta sobre a perseverança na fé, fidelidade e compromisso indispensável ao servo de Deus, até o fim, para herdar a vida eterna.
Em João 1.11, 12, a palavra narra que Jesus veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus.
Portanto amados, na vinda de Cristo, serão coroados somente os que O receberam como seu único se suficiente Salvador, porque em nenhum outro há salvação.
E para concluir este tópico vamos meditar no Evangelho de Lucas 10.17-20, ocasião em que os setenta discípulos retornaram para o Senhor, jubilosos, porque até os demônios se sujeitavam a eles, pelo nome do Senhor Jesus. Porem o Mestre lhes exortou lembrando-os que não deveriam alegrar-se da unção pela qual foram revestidos para fazer a obra, mas indispensável é, alegrar-se pelos nomes estarem escritos no livro da vida.
Observe que no Evangelho de João 6.60-69, a Palavra conta que, após uma alocução extraordinária do Senhor Jesus, muitos dos seus discípulos, ouvindo, não puderam suportar, por não discernirem a Palavra do Mestre, desde então, muitos tornaram para trás, e já não andavam mais com Ele.
Então Jesus disse aos doze: Quereis vós me abandonar também? Respondeu-lhe, pois, Simão Pedro: Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna, e nós temos crido e conhecido que tu és o Cristo, o Filho de Deus.
A palavra relata que muitos dos discípulos do Senhor Jesus, os quais já estavam com seus nomes selados no livro da vida, O abandonaram por não conhecerem os desígnios do seu Senhor, porem, os doze, permaneceram na presença do Senhor, porque em nenhum outro há salvação.
EM QUE IGREJA ENCONTRAREMOS A SALVAÇÃO?
Com a evolução dos credos religiosos, uma infinidade de seitas tem se despontado ao longo do tempo. Algumas com aparência de piedade, porem, carregadas de heresias, sobrepujando a verdade e se auto-elegendo a igreja escolhida de Cristo, como se o Espírito Santo de Deus fosse exclusividade para suas crenças, porque anunciam a salvação somente para os seus membros. Desdenham os demais seguidores de Cristo e afirmam que os salvos serão chamados por Deus a se batizarem em suas igrejas e a aderirem a doutrina de suas congregações, e ali sim, alcançarão a salvação.
Meu amado irmão, você que traz consigo a concepção que somente os membros da sua congregação serão salvos, gostaríamos que respondesse com o coração: Você crê mesmo que o Senhor Jesus teria a insensatez de transferir o seu poder de REDENÇÃO, o qual, Ele triunfou na cruz pela aspersão do seu próprio sangue, para o fundador da sua igreja?
E os que morreram em Cristo antes da fundação da sua religião, não serão salvos? Se a salvação virá pelo batismo da sua igreja, conclui-se que Cristo morreu em vão. Por isso irmãos, recomendamos muito cuidado, porque essa afirmativa é muito perigosa e traz conseqüências catastróficos.
E quem assim ajuíza, blasfema contra Deus, porque quando se anuncia que a salvação virá pelo batismo desta ou daquela igreja, estará anulando o sacrifício do Senhor Jesus Cristo na cruz do Calvário, e reconstruindo o muro por Ele derrubado.

Nenhum comentário: